domingo, 10 de maio de 2020

Estreia do Blog

Olá! Este é o início do Blog do Investidor Jabuti. Ou Jabuti Investidor, como preferir.

Depois de muito tempo surfando e passeando pela blogosfera tupiniquim dos investimentos, resolvi colocar as mãos à obra e deitar umas linhas sobre minhas estratégias de investimento.

Por que Jabuti? Vou explicar o porquê. Jabuti é esse bicho aqui:

Sim, eu pareço mas não sou uma tartaruga
Deu pra ver que é um bicho lerdo pra caramba. Óbvio, não bastassem essas patinhas minúsculas, atrofiadas, o Jabuti ainda tem que carregar essa porra de casco pesado nas costas.

E daí? Daí que eu sou um cara devagar. Eu não gosto de pular de cabeça em nada que desconheça, e assim funciona com investimentos também. Gosto de decidir com calma, e sou sempre comedido nas minhas ações. Mesmo quando estou convicto de algo, continuo com um pé atrás, pois algo imponderável ainda pode ter escapado dos meus cálculos mentais.

Fora isso, Jabuti é um nome que me agrada. Vem do tupi, é coisa daqui da terrinha. Não sou chegado a estrangeirismos, a não ser que eles sejam necessários. Quando descobri que os espanhois chamavam pendrive de lápiz de memoria fiquei estupefato. Caralho, e a gente aqui indo do co-working pro crossfit fazer jumping jacks e pull-ups.

Gente, hoje nosso workout vai ser 500m de run com push-ups, burpees e rope climbing, ok? No final passa na recepção pra ganhar coupon de desconto da escola de inglês
Jabuti, essa palavra que soa engraçada, ainda se refere à manjada técnica sorrateira que Deputados e Senadores usam pra enfiar numa lei tramitando no Parlamento um artigo completamente fora da matéria em questão para favorecer a si mesmo ou a algum grupo. Não sei como é que essa prática tomou esse nome, mas é algo bastante curioso. Funciona assim: tem uma lei tratando de reajustes de plano de saúde no Congresso e o Deputado bancado pelos lobistas da indústria alcooleira, por exemplo, tenta enfiar no meio da lei, em geral no finalzinho dela, um artigo dando algum benefício pros usineiros. É a canalhice-mor institucionalizada no processo legislativo. É o equivalente das letrinhas miúdas no pacote de bolo de milho que você comprou no mercado, que diz que aquilo ali tem milho transgênico e mais uma caralhada de conservante, mas foda-se porque vai passar batido mesmo.

Tem umas letrinhas aqui no final da lâmina do fundo falando que o gestor pode se alavancar ao infinito. Legal!

Mas enfim, meu jabuti não é nada disso! É jabuti pela têmpera, pela cadência: devagar e sempre!

Tem muitos blogs que sigo e admiro, galera que ensinou muitas artimanhas do mundo dos investimentos, e minha intenção é contribuir e também trocar ideias com os investidores que fazem parte desse universo.

Com o tempo vou delineando minhas estratégias, minha carteira de investimentos, as histórias engraçadas, as apostas para o futuro.

Mais do que isso, queria um espaço para derramar minhas ideias e escrever o que vier na telha. Às vezes nem só sobre investimentos, mas sobre a vida em geral. Nossa vida é feita de escolhas que têm um impacto financeiro que muitas vezes ignoramos: mudar-se, arrumar um novo emprego, casar, ter filhos, e por aí vai.

É isso aí, nos vemos nos posts seguintes.


Um comentário:

  1. Bem vindo então Jabuti, longa vida ao blog!

    Vou te adicionar no blogroll pra te acompanhar.

    ResponderExcluir

CDBs - bonitinhos mas ordinários

Foi mais ou menos lá por junho de 2019, na época em que o IBOVESPA ultrapassou a marca dos 100 mil pontos, que eu fiquei ressabiado em atoch...